Sergipe Repórter

Prefeitura de Estância cancela festa de Réveillon.

Definição sobre o Carnaval de 2022 ainda não foi tomada pelo Prefeito Gilson Andrade.

O prefeito de Estância, Gilson Andrade, anunciou na manhã desta quarta-feira (1º/12), o cancelamento da festa de Réveillon que tem como ponto principal a Praia do Abais.

A medida foi tomada como precaução contra a disseminação do coronavírus, para evitar aglomerações. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito com o comitê de saúde do município.

Um dos eventos mais tradicionais de Estância, ‘a festa da virada’ é sempre um evento aguardado por muitos turistas e principalmente pelos estancianos que já estão acostumados em passar a ‘virada do ano’ na região litorânea e geralmente, grande bandas são contratadas para a festa.

A noticia não agradou o setor turístico e alguns comerciantes em especial donos de bares, restaurantes, hotéis e pousadas na região das praias.

“A preocupação do setor é que com o cancelamento do réveillon aumentam também as sequelas da covid-19 em relação as contas que ainda estão pendentes desde o inicio da pandemia. Alguns comerciantes ainda não conseguiram se organizarem financeiramente e esse seria um momento de aquecer o comércio local, inclusive os ambulantes, bandas e realizadores de eventos”. Comentou um empresário.

Preocupação e incertezas.

“O cenário é de incertezas em relação ao que estamos vivendo no momento e acredito que o município tomou a decisão correta. Ainda estamos atravessando essa onda da covid-19 e há uma preocupação das autoridades de saúde em relação ao novo vírus e pode ser que no meio de tudo isso haja uma contaminação e tudo que foi feito ir por água abaixo. Acredito que devemos pensar primeiro na vida e segundo no entretenimento e chega a ser contraditório algo que está construindo até aqui, falo da vacinação, das estruturas do dinheiro que foi investido na saúde para frear a pandemia e de repente colocar em risco todo um trabalho”. Disse o gestor.

Festas particulares

Muitas festas particulares estão previstas para acontecer na região litorânea das praias do Abais e Saco de cunho particular. Algumas vão acontecer no último dia do ano 31 e outras já no dia 1º de janeiro de 2022.

Fiscalização

Prefeitura reforça necessidade de a população usar proteção e se vacinar.

“infelizmente parte da população insiste ainda na não existência do vírus ou que a pandemia acabou. Buscamos sempre alertar e fiscalizar”. Disse Gilson Andrade.

A fiscalização na cidade deve ser intensificada para garantir a segurança sanitária em eventos particulares.

“Os eventos particulares serão fiscalizados de forma ostensiva visando o cumprimento da apresentação do cartão de vacinação ou teste de Covid-19 com resultado negativo”.

Carnaval

O prefeito de Estância ainda não tomou uma decisão sobre a realização do Carnaval que também é tradição nos quatros cantos da cidade e no litoral e dura uma semana.

Festejos Juninos

Sobre os festejos juninos há uma possibilidade de termos o retorno das nossas maiores festas que ocorrem em Estância entre os dias 31/05 à 30/06 e são trinta dias ininterruptos de muito forró, fogos e atrações culturais.

Em uma rede social, o vereador Flávio Brasil chegou a publicar uma enquete sobre a realização ou não do réveillon na praia do Abais mais a maioria de seus seguidores responderam que não.

““Todos os eventos deverão seguir o que foi estabelecido pelos comitês municipal e estadual de enfrentamento à covid-19”, reiterou o gestor”.

Números da pandemia e vacinação em Estância

Casos e mortes

Segundo o ultimo boletim covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde, publicado em 29/11/2021, já foram realizados 17.543 testes e 7.654 destes, testaram positivos e 9.875 foram negativos. No momento não existe paciente com a doença em tratamento mais existe 14 casos suspeitos. Infelizmente o município registrou 176 mortes pelo novocoronavirus. A última morte pela doença foi no dia 31 de outubro de 2021.

Vacinação

De acordo com dados oficiais do site da Prefeitura de Estância já foram aplicadas, 50.862 na 1ª dose, 35.570 na segunda dose e 2.500 doses únicas. Já a terceira dose chegou a 3.253 estancianos vacinados.

Dados em Sergipe nas últimas 24 horas

Sergipe registrou nas ultimas 24 horas 12 novos casos de Covid-19 e nenhuma morte pela doença.

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, 278.225 pessoas testaram positivo para a doença e 6.043 morreram.

A taxa de letalidade da doença no estado é de 2,2%, a de mortalidade é de 262,9 por 100 mil habitantes, e a de incidência é de 12.103,6 a cada 100 mil habitantes.

ÔMICRON aterrissa no Brasil.

Em meio às turbulências internacionais sobre a variante ÔMICRON, Adolfo Lutz confirma dois testes positivos de Covid no Brasil nesta terça-feira (30).

Casos são de um homem e uma mulher que vieram da África do Sul e desembarcaram em São Paulo.

Por: Washington Reis I Sergipe Repórter I Foto: SECOM I Prefeitura de Estância

Related Articles

Posso ajudar?