Sergipe Repórter

Prefeitura de Estância e Codevasf fazem peixamento na Lagoa dos Tambaquis

A Prefeitura de Estância, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), realizou, na manhã desta sexta-feira, 17, mais um peixamento na Lagoa dos Tambaquis, localizada na região litorânea de Estância. A ação consistiu em despejar na lagoa 50 mil alevinos e juvenis (filhotes) de tambaquis. 

“Fico muito contente com a  parceria realizada entre o município de Estância e a Codevasf, para que possamos duas ou três vezes por ano realizar o repovoamento da Lagoa dos Tambaquis com os alevinos. Essa ação é fundamental para que possamos manter o controle biólogo e evitar a presença da esquistossomose. Uma ação bastante imponente que além de ser uma ação de saúde pública, também serve como uma das atrações do nosso turismo aqui na região litorânea. Então deixo aqui o meu agradecimento ao Superintendente Regional da Codevasf, Marcos Alves Filho pela parceira”, agradeceu o prefeito Gilson. 

Nesse sentido a Secretaria Municipal da Saúde de Estância, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, mapeou e indicou as áreas mais adequadas para soltura dos alevinos, afim de que eles possam efetivamente cumprir com o papel do controle biólogico da lagoa. O uso do tambaqui para o controle biológico do caramujo hospedeiro da esquistossomose é um método de baixo impacto ambiental, que ajuda a prevenir a população contra a doença. A iniciativa não somente proporciona melhores condições de saúde aos usuários da lagoa como também valoriza um importante ponto turístico do litoral sul do estado.

Outra parte importante da ação de repovoamento da lagoa, foi o trabalho de educação ambiental com os alunos da rede municipal de ensino da região. Alunos da Escola Emídio de Paula tiveram o primeiro contato com os peixes da lagoa, auxiliando a equipe na sua soltura. Além da experiência única de interação com a natureza, a inciativa busca conscientizar esses jovens sobre a importância de preservação da natureza. 

Além do prefeito Gilson e do superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Marcos Alves, participaram da ação a vereadora Alinete Soares, o Secretário do Meio Ambiente Joubert Denner, o adjunto da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo Allan Alberto, a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Jéssica Souza, Agentes de Saúde e de Combate às Endemias, além de professores e alunos da Escola Emídio de Paula. 

Fonte: Prefeitura de Estância

Related Articles

Posso ajudar?