Sergipe Repórter

Prefeitura de Estância realiza Salva Junina Virtual pelo segundo ano consecutivo.

Evento foi transmitido pelo canal oficial da Prefeitura de Estância no you tube e atingiu mais 4 mil inscritos, 2 mil espectadores assistiram a live e quase 8 mil visualizaram.

As celebrações que ocorrem todos os anos na capital brasileira do barco de fogo e no calor do maior festejam junino do Brasil foram modificadas por mais um ano devido à pandemia da Covid-19 e aconteceram virtualmente.

A prefeitura de Estância por meio das Secretarias Municipal de Cultura e Turismo e de Comunicação Social realizou na noite desta segunda-feira (31) mais uma live junina com atrações artísticas e culturais locais.

CLIQUE AQUI PARA RELEMBRAR SALVA JUNINA 2018

Além de divertir e entreter o espectador com atividades direcionadas à manifestação cultural lastreada pelas Festas Juninas, as lives também têm o objetivo de mobilizar e combater o coronavírus de forma lúdica explicativa.

A “Live da Salva 2021” comandada pelo locutor Heverton Ribeiro contou com a participação de Fabinho do Acordeon, Baile na Vila, Tyta Barão e Flávio e Lainy Play das Antigas.

Fabinho do Acordeon

As apresentações tiveram inicio às 18h iniciando com o cantor Fabinho do Acordeon que trouxe para o cenário virtual arrasta-pé e o mais puro autentico forró daquele de aquecer quem estava com frio e alegrar quem estava triste. O cantor animou a live com repertório do rei do baião Luiz Gonzaga, trio nordestino e até o forró quente e arrochado dos artistas da terra do fogo. “Eita que São João danado, vixe que forró tão bom, o forró estanciano é pra lá de bom”.

Fabinho também fez relembrar a salva junina de 2018 quando Dorgival Dantas esteve em solo estanciano cantando uma das suas mais conhecidas musicas ‘Desta’ entre outras que compõe o ilustre poeta e compositor da musica nordestina. E finalizou cantando uma de suas principais músicas ‘Vem pra Estância’, canção que convida o turista a visitar as sete maravilhas da bela cidade jardim de Sergipe e seu acervo cultural.

Nesse intervalo foi possível recordar por meio de vídeo o cortejo junino que a Prefeitura de Estância realiza como parte da abertura dos festejos juninos da Cidade como hasteamento das bandeiras do Santo Antônio, São João e São Pedro, guerra de busca-pés e de espadas e a benção da fogueira. Também foi mostrada a alvorada com trio de forró sobre o trenzinho com passagem pelas principais ruas da cidade.

“É emocionante participar das festas de Estância, já fiz parte desse palco tão maravilhoso”. Moça seu coração não é de gelo nem de louça. Cantou Adelmário uma capelinha de sua mais nova música.

Baile na Vila

O cantor Alan da banda Baile na Vila começou sua participação com a musica fogo no beco que trás lembranças da real história das batalhas de busca-pés que antes não tinham restrições e aconteciam todas as noites do mês de junho pelas ruas e becos da cidade enquanto a sanfona tocava nos arraias de Estância. Embalado pelos arrasta-pés, trouxe as marchinhas juninas como riacho do navio, brincar de balão e os pout pourri do chiclete com banana.

Com alguns problemas técnicos que toda live tem, Baile na Vila deu uma pausa para os ajustes na sonorização e enquanto isso rolava mais vídeos sobre a plantação do bambu, uma das principais matérias prima da confecção de busca-pés e espadas.

Na festa aquecida pelo povo de Estância vídeos de quem assistia a live também foram enviados e mostrados em tempo real.

Geraldo Cardozo, Matuto de Luxo também mandou o recado. “Sergipe é o País do Forró, tem moça bonita que só”.

“A Minha Estância, quero abraçar e parabenizar todos vocês por essa belíssima live que estão realizando”.

Edson Lima, Gatinha Manhosa por vídeo.

“Um beijo especial para Estancia, Sergipe amo vocês. Tá lindo”.

Prefeito Gilson Andrade

Agradecer ao povo e aos artistas de Estância pela participação e a nossa equipe que estão envolvidos nesta festa.

“Lamentamos não termos um festejo junino físico e dizer que sentimos muito pelas vidas perdidas para a covid-19 e este ano mais uma vez virtualmente estamos levando nossos festejos para dentro do lar de cada estanciano, de cada brasileiro”. Agradeceu o prefeito.

O vice-prefeito André Graça acendeu o pavio do barco de fogo, artefato pirotécnico criado pelo fogueteiro Chico Surdo. O barco de fogo é maior símbolo das noites de São João de Estância.

Tyta Barão

O cantor Tyta Barão iniciou a live com seu sucesso ‘cafunezinho’ em homenagem a sua vaquerinha e embalou com o ritmo de piseiro, ritmo que tem contaminado o nordeste tocando tipo seu esquema preferido.

Quadrilha Todos em Asa Branca de Estância

A Quadrilha Junina Todos em Asa Branca fez uma belíssima apresentação obviamente que apenas com um casal de dançarinos.

Relembrando em vídeo uma tradição que não se apaga, tema dos festejos juninos de Estância 2021 amostrou as grandes atrações nacionais que já passaram pelo Forrodromo da cidade.

Flávio e Lainy e Play das Antigas

Com chave de ouro o romantismo da dupla Flávio e Lainy Play das Antigas com o repertório de Calcinha Preta, Limão com Mel. Gatinha Manhosa e o forró das antigas mais estourado da época.

Em fim, o casal Zé Cravo e Dona Rosinha conseguiram realizar seu casamento na Vila São João.

Alguns políticos aliados ao grupo do prefeito Gilson Andrade como André Moura – Ex-deputado federal, Fábio Mitidieri – deputado federal e o governador Belivaldo Chagas também prestigiaram a live de casa e parabenizaram pelo sucesso da salva virtual.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A LIVE SALVA JUNINA 2021

Transmissão também foi acessível com intérpretes de Libras.

WASHINGTON REIS I SERGIPE REPÓRTER

Foto: SECOM I Prefeitura de Estância

Related Articles

Abra aqui
Posso ajudar?