O sábado, 23/11 foi de muito arrocha na tradicional Festa do Caranguejo no Povoado Rua da Palha, em Santa Luzia do Itanhy.
A festa popular promovida pela Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Itanhy teve quatro atrações artísticas do gênero arrocha com muita segurança e uma boa estrutura para as pessoas que se divertiram até o amanhecer.
Sergipe é o país do forró e do arrocha e no interior a força do arrocha cresce a cada festa, dos artistas locais aos de renomes nacionais as atrações são inúmeras e tem para todos os gostos.
De acordo com a Secretária Municipal de Governo e Cultura – Aline Joselita a festa é uma tradição de décadas e este ano de 2024 o evento teve algumas modificações em relação ao local de instalação, das estruturas para a realização dos shows artísticos.
“Para garantir uma qualidade melhor no evento estudamos um novo local com mais segurança e conforto para as pessoas, montamos uma boa estrutura de fechamento, palco, iluminação, banheiros químicos e contratamos uma boa quantidade de seguranças e bombeiros civis profissionais para atuarem na revista e segurança das pessoas como o atendimento pré-hospitalar e de prevenção realizados pelos bombeiros civis e disponibilizamos dentro do evento ambulância e um posto médico para o pronto atendimento e primeiros socorros. O apoio da Polícia Militar também foi fundamental. Sobre as atrações o povo luziense em especial da Rua da Palha puderam se divertir e curtiram bastante música até o amanhecer. O prefeito Adauto Amor junto com toda sua equipe teve sempre esse cuidado de organizar e garantir a segurança de todos”. Disse Aline.
Ocorrências
O evento foi tranquilo, houve uma pequena confusão já no final da festa, contudo contida rapidamente pela segurança da festa e pela Polícia Militar.
“A festa foi tranquila e da nossa parte não houve nenhum registro de ocorrência na área de atendimento de primeiros socorros, tivemos um grande apoio da prefeitura bem humanizado com ambulância, posto médico e todos os equipamentos disponíveis necessários para as ocorrências, colocamos a disposição do público duas saídas de emergências sinalizadas, extintores de incêndios nos locais necessários e fizemos uma inspeção nas instalações para garantir mais segurança aos frequentadores do evento”. Comentou Washington Reis, chefe da brigada B-79 e representante da empresa Rocha Serv no evento.
Foi uma noite de muita emoção, paixão e sofrência. Os cantores Fake Love, Aldiran Júnior, Ronny Brasil e Mikael Santos trouxeram muita música boa para os luzienses que estavam curtindo, cantando e dançando e a festa estava mesmo animada, pois, as pessoas cantavam junto com os artistas cada música.
Um dos expoentes do gênero musical, Mikael Santos foi à última atração já no amanhecer de domingo.
O arrocha é caracterizado por suas composições que falam de amor, afeto e desejo e tem cara do povo luziense. Para muitos, pode ser uma boa pedida para situações que envolvem relacionamentos afetivos.
“Sou de Estância e vim curtir o show de Mikael Santos, foi muito bom, cantei muito até às 4h da manhã. Se for para chorar de amor, vamos beber e cantar”. Brincou a jovem Sandriele Santos.
Atrações
Os shows da noite foram iniciados pela banda Fake Love. O cantor trouxe muito romantismo no arrocha.
“Estou muito feliz e sentindo a responsabilidade de abrir essa grande festa”. Declarou.
Aldiran Júnior foi a segunda atração da noite, uma das novas revelações sergipana deu continuidade a festa e misturou o arrocha com outros gêneros musicais.
O baiano, nos últimos tempos, tem se destacado e é considerado a nova promessa do arrocha.
Com apenas 21 anos, o jovem já lançou vários cd,s, gravou vídeo clipes e teve seu nome estourado através da música “Isso é Amor” de autoria de Ricardo Asas Morenas. Agora apresenta o novo hit ‘Tudo acaba na cama’.
Ronny Brasil foi a terceira banda a se apresentar no palco. O cantor destacou a importância da valorização do arrocha.
“Feliz demais estar aqui na Rua da Palha, nesta festa tradicional”.
A última atração da noite subiu ao palco por volta das 3h da manhã. O cantor Mikael Santos animou a turma até o amanhecer. O cantor fez sucesso com a música “dois tristes” de Simone Mendes e “sem explicação” da banda calcinha preta. O itabaianense Mikael Santos iniciou sua carreira aos 16 anos cantando em barzinhos e no colégio por brincadeira e em 2024 vem se destacando com o álbum “MS diferente cinco” que já ultrapassa a marca de 2 milhões de reproduções no aplicativo “sua musica”.
O show terminou com uma breve garoa sobre a Rua da Palha.
Festa do Caranguejo
A festa é uma realização da Prefeitura de Santa Luzia do Itanhy por meio da Secretaria Municipal de Governo e Cultura. Fortalece a economia a atrai turistas da região e até de outros estados. Diz os moradores mais antigos da Rua da Palha que a festa começou com uma brincadeira e de fato era servido os pratos de caranguejos para a população e aqueles que visitavam para comemorar a data.
A Rua da Palha é muito conhecida na região por suas tradições marisqueiras, quilombolas. Por lá estão as mulheres e suas práticas educativas pelo viés da oralidade, as quais são repassadas de geração para geração. Das cantadoras de aratus, siri, caranguejo, mulheres quilombolas, que exercitam uma configuração de feminino específica, singular, pois mistura ritos e canções tradicionais associados à produção da subsistência, que permanece desconhecida por muitos brasileiros.
Próxima festa
A galera de Santa Luzia do Itanhy pode esperar que no dia 14 de dezembro na tradicional Festa da Padroeira a festa será ainda maior: A banda Unha Pintada e o Heitor o Boyzinho já estão confirmados para a grande festa.
Texto: Washington Reis I Créditos das fotos: Laiane Nascimento (Sergipe Repórter).