Sergipe Repórter

Primeiras doses da vacina contra covid-19 chegam a Sergipe. Conheça as fases do plano de vacinação e a logística para os municípios.

Acabam de chegar ao Aeroporto Internacional Santa Maria, em Aracaju as primeiras doses contra covdi-19. O primeiro lote que estava previsto para as 12h desta segunda-feira (18) em um voo particular não chegou e a vacina em Sergipe sofreu atraso.

Após muitas idas e vindas de informações, finalmente as vacinas da CoronaVac, contra a Covid-19, chegaram a Aracaju. O voo da Azul pousou por vota das 20h50m trazendo as vacinas, cuja imunização já começa às 8h desta terça-feira, 19. Do aeroporto as vacinas serão escoltadas por agentes da Policia Rodoviária Federal e Policia Federal.

Prioridade

Profissionais do Hospital João Alves Filho serão os primeiros a receber a vacina. Ao todo serão distribuídas 48.360 vacinas em Sergipe.

O que diz a comunicação do governo

De acordo com o superintendente especial de comunicação social, Givaldo Ricardo, a vacinação estava prevista para começar na quarta-feira (20), mas o estado está seguindo o Plano Nacional de Imunização, e ela deve iniciar simbolicamente ainda nesta segunda-feira em um ato no Hospital João Alves Filho, em Aracaju.

Distribuição da Vacina

A distribuição da vacina será de pelo menos 50% para que os municípios apliquem a primeira das duas doses necessárias para a imunização. Para os locais mais distantes, a distribuição vai contar com o apoio do helicóptero do GTA da SSP. Para as outras cidades, a distribuição será via terrestre.

Atrasos em outros estados

Diversas unidades da federação enfrentam problemas e a incerteza quanto à chegada das vacinas. Já há registros de atrasos em outros estados como a Bahia e o Rio de Janeiro.

Logística nos municípios

A Secretária de Estado da Saúde (SES), Mércia Feitosa, participou na manhã desta segunda-feira, 18, de uma reunião com os secretários de saúde dos municípios sergipanos na sede da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES) para tratar da logística de distribuição da vacina da Covid-19.

De acordo com a gestora, normalmente as vacinas seriam entregues em cada município pela secretaria, mas para dinamizar a distribuição, a entrega será regionalizada e alguns municípios farão a retirada na Central de Armazenamento e Distribuição da SES em Aracaju.

“Os municípios de região de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro vão retirar a vacina na própria secretaria. Os municípios da região de Propriá nós iremos entregar. Nas regiões de Lagarto, Estância, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória, todas receberão na sede da região e os municípios circunvizinhos pegarão suas doses nessas sedes. Para dinamizar, os municípios mais próximos farão a retirada de forma terrestre no local mais próximo a sua localidade e o município de Glória, que é a região mais distante, nós faremos a distribuição aérea”, explica Mércia Feitosa.

Conheça as Fases do Plano de Vacinação:

1ª fase

Trabalhadores da saúde

Pessoas com 60+ institucionalizado

Indígenas aldeados

2ª fase

Pessoas de 80 e mais

Pessoas de 75 a 79 anos

Pessoas de 70 a 74 anos

Pessoas de 65 a 69 anos

Pessoas de 60 a 64 anos

3ª fase

Pessoas com comorbidades

4ª fase

Professores

Profissionais das forças de segurança e salvamentos

Pessoas privadas de liberdades

Funcionários do sistema prisional

Por: Washington Reis I SERGIPE REPÓRTER I Foto: FAN F1

Related Articles

Abra aqui
Posso ajudar?