Sergipe Repórter

Programação Junina de Indiaroba: Festejos trás costumes de seu povo, a cultura acesa e a história das tradições da época.

INDIAROBA/SE: Indiaroba, no Sul Sergipano, é conhecida como a cidade do Divino Espírito Santo e Terra da Índia que ensinou aos poucos a fazer gestão com qualidade, transparência e responsabilidade.

O atual prefeito Adinaldo Nascimento também está em todas as manifestações folclóricas, juninas e religiosas da cidade é atuante e o povo é participativo nas inaugurações da gestão.

Verdade ou lenda, o que todos sabem é que o pequeno município promove uma das mais tradicionais, culturais e concorridas festas juninas da região. A programação junina foi lançada no dia 31 de maio, mais antes já teve o Concurso da Rainha Junina Estudantil com 14 candidatas. Foi uma festa caprichada, bem organizada pelo Poder Público Municipal.

Uma cidade limpa, reestruturada e turística que acolhe seu povo e as pessoas que visitam o município nesta tão importante época junina. São diversos atrativos culturais e uma culinária de dar água na boca só de falar.

No dia 31 de maio foi inaugurado o Centro de Convenções com a oficialização da programação dos festejos juninos. Muitas homenagens aos artistas e agentes culturais locais e bandas convidadas para divulgar os festejos. Quem conduz o São João de Indiaroba é a jovem Elazania de Jesus, eleita rainha junina 2022.

Temos trabalhado incansavelmente para manter a organização, a ordem, para manter nossas tradições religiosas, esportivas e culturais acesas e o momento é de gratidão ao povo, a cada jovem, pai de família, a cada trabalhador e a toda equipe do prefeito por investir em qualidade de vida para o povo de Indiaroba”. Marcelo Leite – Secretário Interino de Cultura, Esporte e Juventude.

Atualmente, as festas de ruas, com a participação popular interagindo diretamente nos preparativos do evento, têm revelado que as raízes culturais continuam fortes no imaginário de todos. Não são apenas as bandeirolas, os balões, as fogueiras, a festa traz o resgate dos costumes da cultura popular no entorno dessa grande festa. Isto é Indiaroba.

É raro não ver quadrilhas juninas dançando, trios de forró pé de serra ‘botando pra lascar’ e fogos, que não podem faltar. Até o maestro Barco de Fogo de Estância vai está lá.

Divulgação

A prefeitura também organizou uma equipe de criação, divulgação e execução na área de marketing digital. Planejaram as ações de divulgação com os próprios moradores raízes que sabem de cabeça os costumes e a leitura cultural valorizando seu povo e sua equipe de trabalho. Também convidou a imprensa regional para ampliar a divulgação dos festejos.

Um diferencial da gestão municipal em Indiaroba conta com representantes da sociedade e são eles que procuram descobrir novidades e, quase sempre, entram no gosto das pessoas, sejam os próprios nativos, ou os turistas que não querem perder um único dia das festas. A prefeitura municipal monta toda a infraestrutura, como decoração dos espaços públicos, iluminação, banheiros químicos, ordenamento do trânsito, segurança. Um exemplo a ser seguido.

A programação não se limita a espaços abertos, existem na cidade o Centro de Convenções e o Centro Cultural João Pequeno.

Curiosidade: Festa do Divino Espírito Santo

A Festa do Divino Espírito Santo é uma celebração de origem católica realizada no dia de Pentecostes.

O Espírito Santo é uma das três pessoas reveladas por Jesus Cristo e teria vindo dos céus sobre os Apóstolos e a Virgem Maria cinquenta dias após a Páscoa. Por isso, a festa litúrgica é chamada de Pentecostes e observada pela Igreja Católica desde sua origem.

Em dezembro de 1811, por ocasião da festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da povoação Feira da Ilha, primitivo nome de Indiaroba, o povo católico de Abadia, na Bahia, compareceu em massa, atravessando o Rio Real. Eles trouxeram para a povoação, a pequena imagem da pomba do Espírito Santo. Quando terminou a festa, os moradores de Abadia retornavam à Vila, quando um temporal caiu sobre o povoado, em pleno verão, impedindo a viagem dos moradores e da pomba do Espírito Santo. Isso teria acontecido três vezes. Assim que se preparava para voltar a Abadia, caía um temporal. Diante de tal fato, a “Feira da Ilha”, passou a ser conhecida como a Terra do Divino Espírito Santo. A imagem da pomba ficou definitivamente em terras sergipanas. Os moradores passaram a chamar a povoação de Espírito Santo do Rio Real, e ele acabou sendo o padroeiro da povoação.

Os costumes dos festejos preservados

A Festa de São João é um dos eventos mais aguardados pelos brasileiros depois do Carnaval. “Sergipe é o País do forró”, frase do cantor Rogério Cardozo. Essas cidades possuem as suas tradições características para comemorar os dias de Santo Antônio, em 13 de junho, de São João, em 24 de junho, e de São Pedro, em 29 de junho. Cada um dos santos juninos representa uma tradição: Santo Antônio, o santo protetor dos casamentos e dos pobres, também conhecido como o santo dos milagres, São João, é padroeiro dos hoteleiros, hospedes e prisioneiros, protetor dos casados e enfermos e São Pedro era Simão, conhecido como santo dos pescadores e também das chuvas. Quem nunca ouviu dizer (…) “São Pedro der uma trégua”.

Culinária Diferenciada

Do quentão aos produtos a base de milho e coco são as comidas típicas que dão um sabor delicioso da culinária nordestina. Canjica, pamonhas, bolos, licores, concursos juninos, trios pé de serra. Essa gastronomia local é bem diversificada. Em Indiaroba o seu potencial gastronômico está no aratu, em qualquer restaurante da cidade é fácil encontrar os pasteis e as delicias produzidas por moradores. Até a merenda escolar é diferenciada, acreditem, foi inserida na alimentação escolar da rede pública de ensino o camarão, é muita riqueza em um só lugar.

Todo esse clima junino aquece a economia, fortalece o turismo na região e enriquece a cultura e o seu povo. O clima mágico e nostálgico das antigas festas de São João. Uma das mais tradicionais da cidade.

Já que sabe um pouco de Indiaroba então vamos para a programação junina que inclui apresentações folclóricas, trios pé-de-serra e quadrilhas.

Vale a pena conferir.

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO 2022

Tradição que orgulha nossa gente

 

Programação: Prefeitura de Indiaroba

Por: Mayara Reis I SERGIPE REPÓRTER

Foto: Instagram @prefeituradeindiaroba

Related Articles

Posso ajudar?