Sabor nordestino: carne de sol caseira em 5 passos

Sabor nordestino: carne de sol caseira em 5 passos

Bateu saudade do Nordeste, mas você mora longe? A gente não consegue trazer aquela turma linda de sotaque arrastado para dentro de casa agora, mas pode ir para a cozinha e preparar uma carne de sol de primeira. Típica do sertão nordestino, a receita usada para aumentar o tempo de conservação do alimento é fácil fácil de ser reproduzida em casa. 

Se na versão original a peça, depois de salgada, seca pendurada em um varal exposto ao sol, na de Wanderson Medeiros, do alagoano Picuí, em Maceió, ela só precisa de medidas precisas e geladeira. Para cada quilo de carne de bovina, o chef usa 40 gramas de sal fino. “Faço com contra-filé, mas dá certo com qualquer corte”, diz. O resto é tempo para a cura acontecer, e alegria na hora de comer.

Confira a seguir todas as etapas do preparo:

1- Espalhe o sal por toda a carne, e deixe na parte baixa da geladeira sobre um escorredor ou recipiente furadinho para que a salmoura não fique em contato com a carne, por quatro horas. “A carne precisa de uma certa espessura pala não salgar demais”, ensina Wanderson. “Se quiser bifes, deixe para cortar depois que a peça estiver curada.”

2- Descarte a salmoura, salgue a carne mais uma vez onde o sal não pegou (nos pontos avermelhados) e deixe na geladeira por mais 24 horas.

3- Embale a carne em um saco plástico e deixe no freezer por, no mínimo, cinco dias.

Por: ROBERTA MALTA / https://revistamarieclaire.globo.com/Lifestyle – (Foto: Divulgação)

administrator

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by