Salva Junina de Estância mantém tradição via live e é destaque no País

Salva Junina de Estância mantém tradição via live e é destaque no País

A “Salva junina” da cidade de Estância realizada sempre no dia 31 de maio de cada ano manteve sua tradição, mais desta vez de um jeito diferente, de um jeito moderno e porque não aconchegante.

O prefeito Gilson Andrade (PSD), toda sua equipe técnica e cultural e os artistas da capital do fogo deram um show na noite de ontem em uma LIVE que ficará marcada na história de Estância e de Sergipe pela riqueza de conteúdo apresentada ao vivo pelo secretário adjunto de comunicação Heverton Ribeiro “Ribeirinho”.

Do cenário ao repertório mais simples deixou quem estava do outro lado um gostinho de quero mais forró. Nas redes sociais os comentários empolgante e calorento confirmam a aprovação de quem sabe que nesse período em que o Mundo se prevenir da pandemia do coronavírus curtir os festejos juninos mais completo do Nordeste em casa é lazer sem igual.

O blog Parabólica News deixou bem claro a responsabilidade do gestor e escreveu o seguinte.

“A festa foi promovida com muita responsabilidade assegurando-se das normas de distanciamento, do uso de máscaras, álcool gel, reuniu vários artistas locais, em que o protagonista foi o FORRÓ e, dessa forma, salvou a Salva”. Genilson Máximo.

A tradição da cultura junina de Estância vai além de nossas imaginações e sempre é de se surpreender com as inovações de cada ano.

Aqui, além de ser a terra do fogo de busca-pés, espadas, barcos de fogos e pirotecnia é a cidade que toca o forró autentico universitário e moderno.

“Já visitei várias capitais e cidades do Nordeste mais Estância tem um diferencial (…), são trinta dias ininterruptos de festejos juninos e cada dia uma atração diferente sem contar os inúmeros concursos juninos, trios pé de serra, quadrilhas, grupos folclóricos, artistas, fogueteiros e os deliciosos licores e comidas típicas que aquecem a economia local. A cidade se transforma em um verdadeiro arraial a céu aberto e durante a salva é realizado o cortejo com grupos folclóricos, o hasteamento das bandeiras dos três santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro) a benção da fogueira em frente a catedral e em seguira todos saem da praça barão do Rio Branco e seguem com destino ao forrodromo, um espaço preparado para os grandes shows locais e nacionais e uma arena de fogos para a soltura de busca-pés e espadas e o rei do pedaço, “o barco de fogo”. Washington Reis.

A cidade foi destaque logo nas primeiras horas da manha desta segunda-feira (01) em jornais locais e nacionais como o “Bom Dia Sergipe da TV Sergipe, Bom dia Brasil ambos da Rede Globo de Televisão e também nas mídias digitais do Estado e do País”.

Como disse Max Ralim

“Estância foi o único município do País a realizar um evento cultural virtual no dia 31”. Lembrou Max Ralim

A live com os artistas da terra começou com a apresentação do trio Fabinho do Acordeom que destacou a musica “vem pra Estância” cidade do turismo e da cultura. A cantora Chirlys Trindade quebrou um pouco dos festejos digitais trazendo para o palco um pouco de arrocha para diferenciar a programação. O cantor e compositor Jorge Maravilha, ícone importante das tradições do município traduziu em suas músicas de sua autoria todas as coisas belas da cidade jardim envolvendo toda a cultura popular, como no próprio trecho da musica que diz ”Estancia tem forró, tradição, cultura, arte e alegria, vamos viver de novo essa festa de magia”. A cantora Kátia Silva que chegou com toda a alegria do Mundo preferiu o romantismo das antigas como Cavalo de Pau e Jeanne Lins. Já Gardênia Mel optou por cantar as melhores músicas da Banda Magníficos. Keu/Banda Gonzagueando cantou Luiz Gonzaga, Dominguinhos e aquele forró típico da época que só quem curtiu o verdadeiro forró sabe de sua tradição. Eugenio Bispo que já teve em rede Nacional no Programa do Ratinho, destacou “bamba do forró” e como sempre mostrando sua musica para o Mundo. O cantor Alan da Banda Baile na Vila também soltou a voz e transforou baile em arraial. Willian Ferraz trocou o arrocha pelo bom forró de Flávio José e Xoxotear do trio Nay, Carla e Léo lembrou “Lampião, o rei do cangaço e tocou Mastruz com Leite. Dixson da Banda Bicho Danado também fez sua apresentação e o cantor Thyta Barão levantou poeira com se novo ritmo de forró estilizado cantando vaquejada no belo for´´o animado.  A dupla romântica que fechou com chave de ouro os festejos juninos de 2019 chegou apresentando um repertorio recheado da Banda Calcinha Preta, a dupla Lainy Marinhos e Flávio cantou as melhores musicas da banda sergipana e avisou que dia dos namorados tem live. Com tanta diversão e qualidade musical voltamos ao inicio e a live terminou com Fabio do Acordeom.

Ajuda financeira para os artistas estancianos

“Encaminharemos na próxima semana um projeto de lei para a câmara de vereadores para que possamos viabilizar uma ajuda financeira no mês de junho aos protagonistas da nossa festa maior, os nossos agentes culturais”, disse o prefeito Gilson Andrade.

Por: Washington Reis / SERGIPE REPÓRTER

administrator

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by