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SE-335 que liga Malhada dos Bois via Japoatã a Neópolis é uma rodovia cheia de buracos e problemas.

SE-335 que liga Malhada dos Bois via Japoatã a Neópolis é uma rodovia cheia de buracos e problemas.

A promessa de revitalização da rodovia que interliga os municípios de Malhada dos Bois a Neópolis ficou só no papel e os problemas estão cada vez pior quando o assunto é falta de sinalização e acostamento.

Os quase 50 minutos que os usuários passam para atravessar toda extensão da rodovia entre esses dois municípios parece uma eternidade porque tem que trafegarem com muita cautela e habilidade para desviar dos buracos. A noite a rodovia é um verdadeiro breu.

Acidentes são comuns entre Malhada dos Bois e Japoatã onde os problemas são maiores. A falta de sinalização e acostamento nesse trecho torna a rodovia um problema sério sem contar que não existe uma fiscalização regular na região e os usuários não contribui para a redução dos índices de acidentes, muitos não usam cinto de segurança e capacete é quase impossível.

Motoristas andam pela contramão ou até mesmo pelas calçadas para fugir dos muitos buracos. Os pontos mais críticos são os trechos nos bairros Jardim Laranjeiras, Valverde e no Km 32.

FOTO: JAPOATÃ/SE 2025 – CRÉDITOS: SERGIPE REPÓRTER

“Pior é quando tem essas festinhas em Japoatã que os motoristas e motociclistas entram na rodovia as vezes embriagados sem qualquer proteção e as vezes com faróis apagados, entram na contramão entre outras imprudências e com essa estrada sem sinalização, sem acostamento e um tapa buraco mau feito só pioram os problemas”. Disse Dautro Nunes Santos – Morador de Neópolis que utiliza da rodovia.

Quando chove, a situação piora para quem precisa de condução. É preciso sorte para não tomar um banho com as águas das crateras.

Animais na pista

É comum encontrar cachorros e até cavalos no acostamento ou atravessando sobre a rodovia de dia e a noite e todo o cuidado é pouco para não ser surpreendido com esses animais.

Além de problemas de segurança como tráfego excessivo, falta de sinalização e estreitamento da via, que aumentam o risco de acidentes e tornam a viagem difícil para os motoristas e o escoamento da produção.

Má condição do asfalto:

Buracos e a falta de manutenção adequada do pavimento podem causar acidentes e danos aos veículos.

Recentemente o deputado estadual Georgeo Passos fez um apelo ao Governo de Sergipe para melhorias na rodovia SE-335 entre Neópolis e Japoatã

De acordo com o parlamentar a via apresenta diversos buracos, o que compromete o tráfego no local.

A rodovia entre Neópolis e Japoatã que foi federalizada é um trecho da SE-335, mais especificamente o trecho que liga a ponte sobre o Rio São Francisco, entre Neópolis (SE) e Penedo (AL), à BR-101. Este trecho foi federalizado para facilitar o fluxo da produção agrícola e fortalecer o turismo e a economia local, além de garantir a continuidade e segurança da obra da ponte entre Penedo e Neópolis.

“ O trecho, principalmente, do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) até a entrada de Japoatã, está intransitável. É importante que o Governo do Estado cobre ao Governo Federal por meio Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) melhorias. O que, o próprio estado de Sergipe, faça essas melhorias até iniciar as obras”, destacou o deputado Georgeo Passos.

O deputado estadual fez uma solicitação e a rodovia chegou a receber alguns reparos como tapa buracos mas esse não é o único por problema.

O parlamentar recentemente gravou um vídeo para comunicar que tomou as devidas providências, visando colaborar com a trafegabilidade tão importante para a Região do Baixo São Francisco.

De acordo com o deputado, a via apresentava diversos buracos, o que compromete o tráfego no local.

O deputado Netinho Guimarães solicitou ao diretor presidente do DER- Departamento de Estradas e Rodagens, Anderson das Neves, que de imediato atendeu a solicitação.

A matéria publicada no site da ALESE revela que apenas foi feito um paliativo pequeno no trecho.,

O site Sergipe Repórter esteve visitando o baixo São Francisco no final de agosto deste ano de 2025 e constatou diversos problemas na rodovia.

“Buracos, falta de acostamento, de sinalização, quebra mola sem sinalização no asfalto até a gente foi surpreendido pela precariedade na rodovia. Do acesso a rodovia próximo da PRF em Malhada dos Bois sentido Japoatã é o trecho pior até chegar em Neópolis, melhora um pouco entre Japoatã e a capital sergipana do frevo porem a sinalização ainda está longe da realidade”. Comentou o repórter cinematográfico Washington Reis.

O trecho entre Malhada dos Bois e Neópolis tem apenas 46,6 km de extensão e deve melhorar apenas com a construção da ponte que fará divisa entre os municípios de Neópolis em Sergipe e Penedo em Alagoas.

A sinalização horizontal estão totalmente apagada e ninguém sabe mais em qual lado da pista está. As Marcas Longitudinais como linhas de divisão de fluxos opostos, linhas de divisão de fluxo de mesmo sentido, linha de bordo, linha de continuidade ninguém ver mais.

Uma sugestão seria também os dispositivos de sinalização horizontal como os tachões que são colocados no asfalto (popular tartarugas) que ao receberem luz dos veículos ficam refletivas melhorando muito a visibilidade noturna dos usuários.

Por fim, a limpeza no canteiro da rodovia também merece uma atenção maior e a sinalização vertical como placas de quebra molas, painéis, marcos quilométrico etc.

Por WASHINGTON REIS I SERGIPE REPÓRTER

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