Sergipe Repórter

Secretária de Esportes de Estância se reúne com atletas do atletismo e discute planejamento prévio 2022

Atletas da Equipe Estância de Atletismo (Estância Bikers & Runners) participaram na manhã desta terça-feira (04) da primeira reunião do ano com a Secretária Municipal de Juventude e Desporto – Gabriela de Menezes Oliveira que estava acompanhada do professor Antônio Santana Santos.

Alguns pontos foram avaliados e pré-definidos como o apoio aos atletas nas provas de ruas em Sergipe como também o apoio do Poder Público Municipal  as organizações das corridas de ruas em Estância. Também foi colocado em pauta o calendário bem organizado da Federação Sergipana de Atletismo e dentro deste, foram selecionadas algumas competições consideradas importantes para a participação dos atletas estancianos com o apoio do Poder Público Municipal.

Outro ponto que foi muito debatido foi o Programa Faz Atleta do município que infelizmente ainda é muito burocrático em relação às exigências de documentos como, por exemplo, o NIS e o currículo do ano anterior que por conta da pandemia ficou impossível.

Washington Reis, coordenador da equipe questionou a burocracia e perguntou se havia outros meios legais.

“Acredito que no tocante ao NIS e ao currículo de nossas participações no ano anterior 2021 isto será impossível para alguns atletas da equipe e a lei, porém deixa de fora aquelas atletas que realmente tem uma chance de conquistar o pódio, falo de atletas de rendimento. Pelo que entendi se a gente tem um atleta que tem essa condição de brigar pelo pódio mais ele não se enquadra no NIS ele não recebe o beneficio. Sabemos dos esforços dessa gestão que não tem culpa nesse processo da lei municipal. Quero aqui em nome de todos os atletas agradecer pela a atenção da gestão e que nossa parceria, nossos desejos de participar e realizar sejam concretizados e dizer que percebemos que a secretária está sendo parceira do nosso atletismo em ouvir a modalidade e tentar ajudar da melhor forma possível”. Disse Washington.

A Secretária de Esportes, Gabriele ouviu atentamente o clamor da atleta Edjane Messias em reforçar o apoio do município a equipe e disse que vai sentar com a procuradoria e retornar a conversa com os atletas no sentido de rever a lei municipal em relação alguns itens burocráticos.

“Preciso que vocês elaborem um calendário de participações em eventos para que possamos viabilizar a ajuda de custo como transporte e inscrição. Vejam a documentação necessária para cada evento e dos atletas e vou sentar com a procuradoria para tentar ajustar a lei do programa faz atleta a nossa realidade. Sobre as corridas de nossa cidade de cunho particular vamos sim dar esse apoio logístico e breve vamos nos reunir com os organizadores para ver em qual parte do projeto vamos poder ajudar e sobre as corridas que serão realizadas pela Prefeitura por meio da nossa secretaria, dizer que a corrida Cidade de Estância já está dentro do nosso calendário esportivo e que falta apenas alguns detalhes como a definição do dia e horário. Também existe a possibilidade de ser realizada a corrida volta da Cidade Nova em novembro, uma corrida mais local. Disse a secretária.

O veterano e atleta ‘Domingos’ deu a sugestão de que essa conversa também fosse junta com a secretária e atletas para discutir a melhor forma de uma possível alteração no programa Faz Atleta.

Os atletas sugeriram ainda à secretaria de esportes que fosse inserido na Corrida Cidade de Estância a homenagem ao ex-atleta Agnaldo dos Santos que era da equipe e faleceu em decorrência de complicações de saúde e dacovid-19.

Sobre as corridas de rua em Estância, foi apresentado o calendário das possíveis provas e que ainda em janeiro os organizadores retornaram a conversa com a secretária para apresentar via oficio os itens e logística com o intuito do município apoiar com a glumas estruturas.

As medidas de segurança do regulamento preveem que os atletas são obrigados a comprovar que tomaram as duas doses da vacina e apresentar teste negativo para Covid-19 para participar do evento conforme decreto do governo e orientação da federação.

O calendário das corridas de rua em Estância de 2022 ficou previamente assim:

2ª Corrida de Reis – Volta do Cristo

Quando: 17 de abril de 2022

Largada: 8h00min

Onde: Largada em frente do Cristo do Porto D’Areia, retorno no Conjunto PEDRO Barreto Siqueira, Praça Graccho Cardozo e chegada no Complexo Turístico Porto d’Areia

Percursos: 10 km

Inscrições: Secretaria de Esportes, Salão de Wellington Cabeleireiro no Bairro Bomfim, PEC na Cidade Nova e pelo site www.sergipereporter.com.br e centraldacorrida.

32ª Corrida Cidade de Estância, 174 anos (Troféu Agnaldo dos Santos)

Quando: A definir

Largada: Conjunto Santo Antônio – Cidade Nova

Onde: Largada no Conjunto Santo Antônio, retorno na Praça Graccho Cardozo, Complexo Turístico Porto D’Areia e Chegada à Praça Barão do Rio Branco.

Percursos: 10 km

Inscrições: Secretaria Municipal de Juventude e Desporto

Realização: Prefeitura de Estância – Secretaria Municipal da Juventude e Desporto

13ª Corrida Pais e Filhos – Volta do Bomfim

Quando: 14 de agosto de 2022

Largada: 15h00min

Onde: Largada na Avenida Senhor do Bomfim, retorno Balduino e Chegada na Avenida Senhor do Bomfim.

Percursos: 7 km

Inscrições: www.sergipereporter.com.br e centraldacorrida

Realização: Washington e Wellington

2º Circuito Estanciano de Maratoninhas – Etapa das Estações (Cidade Nova)

Quando? 16 de outubro de 2022 às 08 horas

II Corrida Volta da Cidade Nova

Quando: 24 de novembro de 2022

Largada: A definir

Onde: Cidade Nova

Percursos: Em estudo

Inscrições: A definir

Realização: Prefeitura de Estância – Secretaria Municipal da Juventude e Desporto

Acompanhem novas informações e divulgações através do site www.sergipereporter.com.br ou pelo whatsapp 79 99629-2105

Por: MAYARA REIS I SERGIPE REPÓRTER I Foto: Secretaria de Esportes

Related Articles

Abra aqui
Posso ajudar?