sergipereporter.com.br

Secretaria de Estado do Meio Ambiente reúne esforços institucionais para criação de unidade de conservação em Estância

Secretaria de Estado do Meio Ambiente reúne esforços institucionais para criação de unidade de conservação em Estância
Acordo envolve Semac, Desenvolve-SE, Prefeitura Municipal de Estância e Ibama e vai viabilizar estudos técnicos para implantação de uma Área de Relevante Interesse Ecológico na Praia do Saco

 

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), realizou nesta quarta-feira, 13, uma reunião de trabalho para a criação da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) das Dunas do Saco, em Estância. No encontro, foi definida a elaboração de um Termo de Cooperação com a Agência de Desenvolvimento de Sergipe (Desenvolve-SE), a Prefeitura Municipal de Estância e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a elaboração dos estudos técnicos necessários para o projeto.

“A criação da unidade de conservação das Dunas do Saco representa um passo importante para a preservação dos ecossistemas do Litoral Sul de Sergipe. A parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Estância e as demais instituições envolvidas reforça nosso compromisso em promover o desenvolvimento sustentável, aliando conservação ambiental e fortalecimento das atividades econômicas da região, especialmente o turismo. Por meio da Semac, estamos mobilizando nossa equipe técnica para garantir que esse projeto seja um marco na gestão ambiental do estado”, enfatiza a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Menezes Dias.

O Termo de Cooperação discutido envolve a aplicação de recursos do Estado e do Município na contratação de empresas para a elaboração do Plano de Manejo da Área de Relevante Interesse Ecológico das Dunas do Saco, sob responsabilidade da Prefeitura de Estância. Também devem estar incluídos na cooperação a elaboração dos projetos complementares para a construção da sede da Área de Proteção Ambiental (APA) Litoral Sul, de responsabilidade do Governo do Estado, no povoado Porto do Cavalo, também no município.

O prefeito de Estância, André Graça Santos, destaca a necessidade de solucionar definitivamente a pendência judicial relacionada à regularização ambiental na cidade, especialmente na Praia do Saco.

“A cooperação entre Estado, Município e o Ibama é fundamental para iniciarmos efetivamente os projetos. A solução da questão judicial em definitivo vai melhorar muito a vida dos estancianos, especialmente em relação ao desenvolvimento do turismo. A decisão do governador Fábio Mitidieri de atuar para resolver a questão, com uma proposta de acordo, foi fundamental para avançarmos nessas soluções de cooperação”, ressalta André Graça.

Entre os estudos técnicos necessários para a implantação dos projetos ambientais em Estância, está a elaboração do Plano de Manejo da ARIE das Dunas do Saco, conforme explica o assessor técnico da Desenvolve-SE, Thiago Vieira.

“A agência atua no desenvolvimento do Estado e em projetos estruturantes de longo prazo. Nesse contexto, estamos em parceria com a Semac e com a Prefeitura de Estância para a elaboração dos estudos do plano de manejo, que é um documento que orienta a gestão da unidade de conservação, voltado a proteger os manguezais, a restinga e todo o ecossistema do Litoral Sul”, detalha.

O representante de Licenciamento do Ibama em Sergipe, Romeu Botto, detalha que a criação das unidades de conservação é uma das principais condições negociadas para o encerramento do processo judicial em andamento.

“O Ibama está dando contribuição técnica à Prefeitura de Estância e ao Governo do Estado na regularização ambiental da Praia do Saco, porque esses projetos vão proteger uma área de relevante interesse ecológico para a região, aumentando o turismo e também compensando alguns impactos ambientais identificados”, conta.

Participaram ainda da reunião a procuradora do Estado, Carina Barreto; a assessora Especial da Semac, Joana Vieira; o procurador do Município de Estância, Alysson Leite; e o secretário municipal do Meio Ambiente, Joubert Denner.

Regularização

A proposta de regularização ambiental da Praia do Saco foi assinada pelo governador Fábio Mitidieri no dia 7 de maio de 2025, quando foi apresentada ao Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE).

O documento propõe uma atuação coordenada entre o Estado de Sergipe e o Município de Estância, com compromissos voltados à preservação dos ecossistemas locais, à restauração ambiental da área degradada e à promoção do turismo sustentável como fonte de renda para a população que vive na região.

O documento também foi assinado por representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), da Semac, da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) e pelo Município de Estância.

A proposta foi o resultado de meses de diálogo junto ao MPF, com o objetivo de buscar uma solução consensual para as demandas judiciais e sociais que envolvem a ocupação irregular da região.

Compromissos

Entre os compromissos assumidos pelo Município de Estância estão a criação da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) das Dunas do Saco, com reforço na fiscalização ambiental, vedação de novas construções irregulares e garantia do acesso público à praia.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, assumiu a obrigação de instalar a sede permanente da APA Litoral Sul, prevista para ser construída em 12 meses, no povoado Porto do Cavalo. A estrutura contará com laboratório, alojamento, museu, viveiro de mudas, restaurante, píer, anfiteatro e mirante.

Também estão entre os compromissos do Governo do Estado executar projeto de restauração ambiental, com revegetação e controle de erosão, implementar programas de educação ambiental e conscientização e executar o Plano de Ações Climáticas Estadual.

Fonte: Governo de Sergipe I Foto: Arthuro Paganini e  Ascom/Semac

Related Articles