Sergipanos celebram conquista do ouro no vôlei de praia no espaço montado pelo Governo do Estado

Sergipanos celebram conquista do ouro no vôlei de praia no espaço montado pelo Governo do Estado
A sancristovense Duda Lisboa e a mineira Ana Patrícia foram ovacionadas pelo público na transmissão na Praia da Cinelândia

Os gritos de emoção e euforia ecoaram pelo estacionamento da Praia da Cinelândia, na Orla da Atalaia, em Aracaju, quando a sergipana Duda Lisboa e a mineira Ana Patrícia fizeram o ponto que derrotou a dupla canadense na final do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Paris no final da tarde desta sexta-feira, 9. Centenas de pessoas se reuniram em frente ao telão montado pelo Governo do Estado para transmitir a disputa, que garantiu o primeiro ouro olímpico para Sergipe, conquistado por uma mulher sergipana.

O clima ameno e acolhedor da Cinelê, como é chamada pelos aracajuanos, atraiu o casal Laís Macedo, 32 anos, e Leonardo França, 29, que foram preparados com cadeiras de praia e bebidas para curtir a partida. “Gostamos muito da iniciativa do telão. Pensamos que seria na areia, mas quando eu vi que ia ser aqui, no estacionamento, achei muito melhor. Foi uma ótima ideia colocar esse telão para todo mundo assistir, interagir e torcer juntos pela nossa sergipana”, elogiou Laís. Ao seu lado, Leonardo destaca o potencial da medalhista sergipana. “Já assisti aos outros jogos da Duda, conheço a história dela e acredito que esse jogo é um grande marco. O fato dela ter chegado às olimpíadas já é uma grande conquista para Sergipe, muito legal”, comentou.

A secretária de Estado do Esporte e Lazer (Seel), Mariana Dantas, comemorou a vitória da dupla e a iniciativa do Governo. “Esse encontro foi a oportunidade perfeita para vestir a camisa verde e amarela, as cores do Brasil e do nosso estado, e juntar toda a galera, que tanto se orgulha dessas jogadoras que, além de chegarem invictas à final, trouxeram, com muita dedicação, a medalha de ouro para nossa casa”, enfatizou.

O telão, posicionado próximo ao principal reduto de vôlei de praia da capital, foi capaz de unir, em uma só voz, as estudantes Júlia Monteiro, 27, e a amiga, Nicole Shaw, 25, canadense que, apesar de sua nacionalidade, tirou a tarde para vestir a camisa e torcer para o Brasil. “Olê Olê Olê Olá, Duda, Duda”, gritavam as amigas. Além do resultado, as duas destacaram a segurança do ambiente.

Foi tudo muito tranquilo. Trouxemos uma canga, uma toalha, nos sentamos e foi isso. Aproveitamos sem preocupação. Muita diversão e muito seguras”, destacou. 

Ainda entusiasmados pelo resultado positivo, a fiscal de contas Lorena Andrade, 29, e seu filho, João Calebe, de 4 anos, dançavam ao som da banda sergipana Os Faranis, que animaram o espaço da transmissão ao término da partida. “Foi maravilhosa a sensação de trazer meu filho e poder curtir esse momento. Passamos a tarde aqui, aproveitando. Durante o jogo, ele pôde sentir a adrenalina de torcer por Duda. A organização foi nota 10, o Governo está de parabéns. Já pode trazer o telão mais vezes”, comenta Lorena.

Novidade 

Atendendo aos pedidos dos torcedores sergipanos, o telão está confirmado para a transmissão da final do torneio feminino de futebol das Olimpíadas de Paris. A equipe feminina do Brasil disputará o ouro contra os Estados Unidos neste sábado, 10, às 12h.

O secretário da Comunicação de Sergipe, Cleon Nascimento, comentou que o espaço com o telão foi idealizado para reunir a torcida sergipana. “Juntos, torcemos, vibramos e nos emocionamos para comemorar esse feito histórico que encheu de alegria os sergipanos e brasileiros. A iniciativa deu tão certo que ouvimos os pedidos e faremos a transmissão da final do futebol feminino”.

Organização e segurança

Para manter a ordem e a segurança no espaço, a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estiveram presentes durante toda a transmissão e asseguraram uma partida tranquila e organizada. Na transmissão deste sábado, as equipes de segurança também estarão no local, durante a final olímpica de futebol feminino da equipe brasileira.

Conquistas 

A vitória da dupla no vôlei feminino consagrou a terceira medalha de ouro do Brasil nesta edição dos Jogos Olímpicos de 2024 e a segunda medalha de ouro na história da seleção brasileira na modalidade vôlei de praia feminino.

Desde a primeira partida de vôlei de praia nas competições olímpicas, em 1996, a seleção feminina do Brasil já alcançou oito pódios: duas medalhas de bronze, quatro de prata e duas de ouro.

Além desta Olimpíada, Duda e Ana alcançaram a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanjing, em 2014, o Campeonato Mundial de Voleibol de Praia de Roma, em 2022, e o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023.

se.gov.br I Foto: Erick O’Hara

Related Articles