Sergipe: Conheça as sete maravilhas de Estância e um pouco mais

Sergipe: Conheça as sete maravilhas de Estância e um pouco mais

Por consulta pública foi eleita e definida as sete maravilhas do município de Estância que fica localizado no Sul de Sergipe há cerca de 70 km de Aracaju.

O concurso que aconteceu no ano de 2018, levando 22 opções de votos para representar as belezas naturais e o patrimônio histórico (cultural, material e imaterial) da cidade. A comissão avaliadora foi representada por nomes do Executivo e da Sociedade Civil, com critérios estabelecidos em edital. A eleição atende ao Projeto de Lei nº 1.927, de 01 de setembro de 2017, de autoria do vereador André Graça, presidente da Câmara de Vereadores de Estância.

Na ocasião, foram entregues aos padrinhos e madrinhas de todos os concorrentes às Sete Maravilhas o certificado de apadrinhamento do bem. Desse modo, entre os que foram eleitos, a Associação dos Moradores do Porto da Areia, que indicou o Complexo Turístico Porto da Areia (com 10,48% dos votos válidos); a Escola Municipal Emídio de Paula, madrinha do Complexo Ambiental Praia do Saco (11,76% dos votos válidos); o Movimento dos Cursilhos de Cristandade, da Catedral Diocesana (com14,98% dos votos válidos); a Associação de Barqueiros e Fogueteiros de Estância, do Barco de Fogo (com 18,78% dos votos válidos ); o Clube dos Amigos, do Complexo Santa Cruz (com 24,50% dos votos válidos); a Associação de Moradores do residencial Carmem do Prado Leite, da Lagoa dos Tambaquis ( com 28,39% dos votos válidos); e a Lira Carlos Gomes, que defendeu a sua própria candidatura (com 29,79% dos votos válidos), receberam agradecimento especial por tão importante participação.

No resumo deste artigo as sete maravilhas de Estância que foram eleitas com participação pública na internet foram as seguintes:

Lira Carlos Gomes

Lagoa dos Tambaquis

Complexo da Santa Cruz

Foto: Deverton Santana

Barco de Fogo

 

Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe

Foto: Rafael França

Complexo Ambiental da Praia do Saco

Complexo Turístico do Bairro Porto D’Areia

Mais Estância tem muito mais turismo para diversão e lazer com toda a família.

Com uma população de quase 70 mil habitantes, o município de Estância, conhecido também como berço da cultura sergipana, capital do barco de fogo e Cidade Jardim de Sergipe tem suas riquezas naturais como rios, lagos, lagoas e praias sem colocar nessa conta os seus outros pontos atrativos turísticos como o Povoado Farnaval e Miranga, a fábrica da Santa Cruz, o Estádio Francão, praia do Abais, praia das Dunas, Ponte Gilberto Amado, Porto do Mato e um leque recheado de atrativos para os que pretendem visitar a maravilhosa cidade de Estância.

A cidade também é famosa pelos seus festejos juninos que duram 30 dias ininterruptos com turistas chegando de toda a parte do Brasil e do exterior para conhecer sua cultura tão rica que ganha as principais páginas de jornal do País e mídias do Mundo inteiro. Os meses com mais frequência turística são os períodos de carnaval e das festas de São João.

A cidade também é conhecida por seus sobrados azulejados que estão localizados na região central. Outro ponto que destacamos é que o município está entre as quatro maiores economias do Estado de Sergipe, tendo o segundo maior polo industrial do Estado e tem um dos maiores comercio da região.

Seu perímetro urbano é cortado pela BR-101 com quase 30 km de extensão entre os limites de Itaporanga e Santa Luzia do Itanhi e pelas rodovias estaduais como a SE-100 pelo litoral, a estrada do Abais e Rodovia Venâncio Fonseca sentido município de Boquim. Possui a maior ponte sobre rio do Nordeste ‘Ponte Gilberto Amado’ que faz divisa pelo litoral com a cidade de Indiaroba.

Curiosidade

A cidade também possui um bairro conhecido por “Cidade Nova” mais seu verdadeiro nome é Walter Cardozo Costa aonde sua população é considerada maior que mais de 25 municípios sergipanos. Aos domingos das 6h às 12 horas tem a tradicional feira do bairro que atraia pessoas de outros municípios da região. Estão instalados no bairro o IFS – Instituto Federal de Sergipe e o pólo indústrial, segundo maior do Estado.

Cultura e Arte um produto forte e rico que atravessa os limites do País

A cidade também é um celeiro de artistas com cantores que vai do tradicional forró quente pé de serra até os mais modernos ritmos como o arrocha e pagodão.

Na Terra de tantas atrações destaque para o cantor e compositor Fábio de Estância, a música e a voz incomparável do ilustre Jorge Maravilha; cantor e compositor estanciano. “Festa maior” compositores Carlos Braga e Jorge maravilha – forro e festa.

Destaca-se na área da composição literária e musical a artista estanciana Raimunda Andrelina: escritora, e compositora de samba de coco, Estancia forró e folia. Outro grande músico que se destaca em todos os segmentos culturais deste município é o Fabinho do Acordeon, com a composição “Vem pra Estância”, com o compositor Fábio Luiz. Outros mais recentes como Tyta Barão, Tarcisio e Doce Sedução, Lainy Marinhos, Eugênio Bispo “o bamba do forró”, Chirlys Trindade, Kátia Silva, Gardênia Mel, Banda Baile na Vila, Willian Ferraz,  Xoxotear, Dixson e Banda Bicho Danado, Flávio e Banda sem esquecer da antiga Banda Fauna e Flora e do cantor Rogério, conhecido nacionalmente por sua paixão pelo forró e conquistou o país com a música ‘Sergipe é o país do forró’. O sucesso que arrebatou os corações dos sergipanos e se tornou um hino no período junino no estado.

A arte faz parte da vida dos estancianos, desde a criação dos fogos de artifícios como os busca-pés e barcos de fogos até as obras de Judite Melo que ganhou o Mundo e exposições no Brasil. Os desenhos nos muros e pinturas incríveis do artista Robson e a poesia dos grandes mestres de Estância.

As batucadas, quadrilhas juninas, comidas típicas, reisados, os trios pé de serra também são atrativos que se espalham por todo o período do mês de junho e que enriquecem toda a cultura.

Estância é isso e muito mais.

Por: WASHINGTON REIS I Imagens: Reprodução Internet

 

administrator

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by