Sergipe Repórter

Sergipe conquista primeira medalha no JEBs 2021

Sergipe celebra a primeira medalha nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2021, que acontecem no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

O grande feito veio do judoca Luis Oliveira, de 14 anos, que garantiu o bronze em um combate que durou menos de 30 segundos, no qual foi utilizado a técnica de imobilização. O estudante do Sesi Aracaju competiu na categoria de 12 a 14 anos, no último sábado, 30, em competição realizada no tatame montado no Velódromo Olímpico.

O jovem Luís Oliveira conta que essa é sua primeira medalha nacional, resultado que para ele é muito significativo.

“Eu lutei o brasileiro duas vezes e em todas as ocasiões fiquei em quinto colocado, perdendo para um carioca. E hoje, eu vim para o Rio de Janeiro e ganhei para um carioca, na repescagem, e medalhei. Então não foi fácil chegar até aqui”, recordou o judoca, ao comemorar com a comissão técnica e seus familiares por meio de videoconferência.

Ser o primeiro medalhista da delegação sergipana é motivo de orgulho para o treinador José Olegário. Segundo o professor, ao longo da competição, o estudante encarou uma série de lutas difíceis. “Ele perdeu nas quartas de finais, mas foi para duas repescagens e ganhou as duas, e agora ganhou lindamente do Ceará a disputa do bronze. É um menino muito forte e promissor. Estava focado e concentrado, isso é essencial em um atleta”, comemorou.

Primeira de muitas

Os JEBs seguem até o dia 5 de novembro. Até lá, mais medalhas irão consagrar os estudantes sergipanos. Essa é uma expectativa de Mariana Dantas, superintendente Especial de Esportes da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), ao comentar sobre as promessas. “Sergipe vai muito bem nas competições de lutas. Temos bons atletas de wrestling, judô e karatê. Podemos nos destacar também em outras modalidades. Algumas coletivas podem nos surpreender e trazer resultados positivos”.

As competições escolares tiveram início no dia 29 de outubro, contando com a participação de mais de 6 mil alunos atletas na disputa de 17 modalidades divididas em torneios individuais e coletivos. O JEBs é destinado apenas para jovens de 12 a 14 anos. Apesar disso, a participação feminina nas modalidades de ginástica artística e ginástica rítmica será realizada, exclusivamente, para atletas entre 11 e 12 anos. 

SEDUC- Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura – Foto: Leornardo Tomaz

Related Articles

Abra aqui
Posso ajudar?