Os dois times disputaram o jogo de estreia da competição e agora decidem o título
Sergipe e Falcon são os finalistas do Campeonato Sergipano 2022. Por uma coincidência, as duas equipes fizeram o jogo de estreia da competição. Confira um pouco da trajetória dos times e a expectativa para a grande final.
Sergipe pode ser bicampeão
Atual campeão do estado, o clube alvirrubro pode fazer bonito e conquistar um bicampeonato que não acontece há 22 anos.
A última vez, oficialmente, foi no hexacampeonato, quando o time ganhou consecutivamente seis títulos de 1991 a 1996.
É possível considerar os títulos de 1999 e 2000, mas até hoje não há consenso se o Sergipe ou o Confiança ganharam aquele troféu.
De toda forma, o Vermelhinho vai mais aceso que nunca para essa final, que pode render o 37º título para o maior campeão do estado.
Com uma campanha regular na primeira fase, o Sergipe se classificou em segundo com 6 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota, justamente contra o Falcon.
Na semifinal, o clube enfrentou o melhor time da competição até então, o Itabaiana. Na partida de ida deu Sergipe 2 a 0.
No segundo confronto, o Itabaiana tinha a vantagem do empate e até tentou, mas ganhou de apenas 1 a 0, o que garantiu a classificação do Gipão.
O Falcon mostra sua força
Do outro lado, o Falcon FC, clube mais jovem do estado, com pouco mais de um ano de fundação, vai atrás do título inédito de campeão.
Campeão da divisão A2 de 2021, que garantiu o acesso para a elite do futebol sergipano neste ano, o clube da Barra dos Coqueiros surpreendeu a todos que acompanham o esporte.
O Falcon é vice-campeão do Campeonato Sergipano sub-20 e foi o melhor representante sergipano brasileiro na Copinha São Paulo de Futebol Jr, chegando até a 3ª fase da competição.
Mesmo com o favoritismo para o Sergipe, o Carcará, como é conhecido, não se intimidou em nenhum momento da competição.
Com o mesmo número de pontos do Sergipe, 21, o time da Barra venceu sete jogos, não empatou nenhuma vez e perdeu três confrontos, sendo um deles para o Sergipe.
A maior surpresa foi na semifinal, o time que havia conquistado a vantagem do empate por ter passado em primeiro do Grupo B, eliminou o Confiança com dois empates por 1 a 1.
Agora o Carcará chega com mais sede de vitória para coroar uma estreia já tão vitoriosa com o título.
A final é apenas o 3º confronto na história dos clubes
Como é a primeira participação do Falcon no Sergipano, os times só se enfrentaram no turno e returno do Campeonato Sergipano.
Na primeira partida, que foi a de estreia do campeonato, o Sergipe ganhou de 2 a 1 do Falcon na Arena Batistão.
Já no jogo de volta, ou de returno, o Carcará deu a resposta e venceu por 1 a 0, na 6ª rodada da competição
Datas e horários confirmados
A final será disputada em dois jogos, de ida e volta, tendo o Sergipe a vantagem do empate por ter feito a melhor campanha na competição até aqui.
O primeiro jogo será disputado já nesta quarta-feira (06), às 20h30, mas ainda sem local definido. Isso porque o mando de campo é do Falcon, que pretende evitar os dois jogos na Arena Batistão, circunstância a atrair um número muito maior de torcedores do Sergipe.
A partida decisiva, no entanto, já está marcada para o próximo sábado (09), esse, sim, no mais importante palco do futebol no estado, a Arena Batistão, às 16h.
Essa será uma final entre um dos mais antigos e tradicionais clubes do estado, contra uma jovem promessa da Barra dos Coqueiros. Fique de olho que esse jogo seguramente vai render muitas emoções.
Estagiário sob supervisão da jornalista Monica Pinto