Sergipe vai celebrar 200 anos de Emancipação Política

Sergipe vai celebrar 200 anos de Emancipação Política

No próximo dia 08 de julho, Sergipe completa 200 anos de Emancipação Política ao celebrar a independência territorial da Bahia.

Por conta da disseminação do novo coronavírus em todo o país, a agenda comemorativa alusiva ao Bicentenário precisou ser cancelada. No entanto, o Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), consciente com o atual período delicado que a saúde pública enfrenta, anuncia o novo formato de ações que irão homenagear a data.

“São 200 anos de história independente e Sergipe avança no progresso. E, nestes tempos de pandemia, vamos pensar na vitória com a determinação que o povo sergipano possui. O 8 de julho é um dia de enaltecer a nossa cultura, tradição e o valor político-administrativo que conquistamos. Como a agenda comemorativa teve que ser adiada foi desenvolvido um vídeo institucional do Governo com o intuito de ser divulgado nos veículos de comunicação do Estado como também, preparamos um documentário que está dividido em três episódios apresentando os aspectos culturais das cidades históricas e as características das regiões do Sul, Baixo São Francisco e Alto Sertão. É um presente especial do Governo de Sergipe para o seu povo”, afirma a presidente da Funcap, Conceição Vieira.

A gestora reforça ainda que o vídeo institucional apresenta uma declaração sua e da professora Aglaé D’Ávila Fontes, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe – IHGS-, baseado no Bicentenário.

O documentário dividido em três etapas retrata os seguintes pontos:

* Dia 08/07- Episódio 1 (Cidades Histórias e Sul Sergipano): São Cristóvão, Laranjeiras, Santa Luzia do Itanhy e Estância. O vídeo enfatiza sobre a primeira missa realizada em Sergipe, a ocupação do território sergipano, o período pré-emancipação política, o artesanato de Santa Luzia do Itanhy e o desenvolvimento industrial em Estância.

* Dia 15/07 – Episódio 2 (Baixo São Francisco): Propriá, Santana do São Francisco, Brejo Grande, Pirambu e Pacatuba. O vídeo conta a respeito do surgimento de Propriá, o desenvolvimento e a importância econômica da cidade no passado, o artesanato em cerâmica de Santana do São Francisco, o restaurante Carapeba (Brejo grande), o passeio até a Foz do São Francisco, a passagem de Dom Pedro II pela região e a riqueza natural de Pirambu e Pacatuba, com destaques para a Reserva Santa Izabel e o Pantanal.

* Dia 22/07 – Episódio 3 (Alto Sertão): Canindé de São Francisco, Poço Redondo e Nossa Senhora da Glória. O vídeo apresenta o Museu Arqueológico de Xingó e seus achados, a hidrelétrica, Rota do Cangaço que leva ao local onde Lampião foi capturado pela polícia, a bacia leiteira de Nossa Senhora da Glória e os Cânions de Xingó.

Concerto Especial da Orsse

No dia 08, às 18h, a Aperipê TV exibirá um concerto especial da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), produzido especialmente para os 200 anos de Emancipação Política do Estado. Com os efeitos da pandemia, a iniciativa adotou todas as medidas de distanciamento, higiene e com formação reduzida. A apresentação homenageia os compositores locais e celebra ainda os 35 anos de estabelecimento da Orquestra Sinfônica no Estado. O concerto será realizado no palco do Teatro Tobias Barreto (TTB), sem plateia.

Fonte: Funcap

administrator

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by