Servidor do IFS cria painel de monitoramento da Covid-19 no estado

Servidor do IFS cria painel de monitoramento da Covid-19 no estado

O objetivo é facilitar o acesso aos dados e mostrar como o vírus está se alastrando

Raphael 2.jpg

O número crescente de casos e a velocidade com que a Covid-19 se alastra são preocupações das autoridades de saúde do país. O colapso do sistema de saúde – com a lotação das UTI’s – e a escassez de insumos para atender a população estão no topo da lista. Para monitorar e ajudar nas decisões de medidas para conter o avanço da doença, o servidor Raphael Silva Fontes, da Coordenadoria de Sistemas (CSI) do IFS e mestrando em Ciência da Computação, criou um painel com uma ferramenta de análise de dados chamada Trodeau. Nele é possível acompanhar a evolução dos casos da Cocid-19 em Sergipe.

De acordo com Raphael, pode-se visualizar no painel a quantidade de casos confirmados, em risco e óbitos em Sergipe.

“Há uma lista com todos os municípios que possuem casos confirmados, além da separação por região do estado, como leste, agreste e sertão. É possível também identificar a quantidade de casos entre gêneros”, ressaltou.

Para ele, conhecer o histórico da doença permite planejar melhor as ações de combate ao novo coronavírus e destaca as duas principais funcionalidades do painel para isso: a apresentação da evolução de casos por dia e o mapa que mostra o grau de casos por cidade.

Painel de monitoramento COVID

Como surgiu

O painel foi desenvolvido em março deste ano. A ideia surgiu após a publicação do conjunto de dados que o cientista de dados e servidor do IFS, Raphael Fontes, mantinha sobre os casos do novo coronavírus no Brasil.

 

“Por conhecer nosso estado, resolvi criar um painel onde as pessoas possam verificar o mapa de Sergipe com a quantidade de casos por cidade”, revelou.

O painel foi desenvolvido, como forma de aprendizagem, na ferramenta de análise de dados chamada de Tableau. Essa foi a primeira experiência dele utilizando essa ferramenta.

Com o sucesso do painel de casos de Sergipe, Raphael também desenvolveu um para o estado de Mato Grosso do Sul.

“Lá, tive auxilio do Roní Valençoela, analista de sistemas do Tribunal de Justiça do estado. Ele apresentou o painel e é quem mantém os dados em Mato Grosso do Sul”, lembrou.

Raphael reforça que o painel está disponível publicamente a qualquer pessoa ou entidade que tenha interesse em verificar as informações dos casos nesses estados. Em Sergipe, o link para acompanhar a evolução do Covid-19 é https://bit.ly/covid19-sergipe.

Por Anderson Ribeiro / IFS – Instituto Federal de Sergipe

administrator

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by