Capacitação tratou de temas relativos a aspectos que envolvem a integridade física das pessoas no contexto do direito à segurança
A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Coordenação Geral de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade (CPVC), realizou a 3° capacitação em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade no Centro de Excelência Senador Walter Franco, na cidade de Estância. A capacitação ocorreu nessa quarta-feira, 7.
Conforme o oficial de Polícia Civil e mestrando em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Caio César, facilitador da ação, a capacitação possibilita a integração entre as forças de segurança. “Entendemos que é um ponto de destaque na melhor prestação de serviço”, ressaltou.
Dentre os diversos debates na capacitação, esteve a concepção de que segurança pública é um direito humano. “E segurança é um conceito amplo que envolve aspectos como integridade física, psíquica e moral, além da segurança social. Nós profissionais da segurança pública fazemos parte desse contexto”, evidenciou Caio César.
Para o professor e psicólogo Anderson de Alencar, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a capacitação é importante para evidenciar os contextos e nuances da segurança pública. “É uma parceria que garante um trabalho de sucesso trazendo benefícios para aqueles que estão no processo formativo da segurança pública”, finalizou.