Você sabe quando deve acionar o 181 ou 190? Confira

Você sabe quando deve acionar o 181 ou 190? Confira

A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe disponibiliza dois números gratuitos para atender a população em casos que necessitem da intervenção da polícia do estado. Mas você sabe quando deve acionar o 181 ou 190? Os canais 181 e 190 estão disponíveis 24 por dia e tem a finalidade de contribuir com a fiscalização de possíveis atividades ilícitas, prevenindo crimes e manter a ordem pública garantindo assim a segurança de todos os cidadãos.

O número 190 é o canal que colocará você em contato com a Polícia Militar (PM). Ela atua ostensivamente na repressão ao crime através de medidas imediatas. Ou seja, em situações em que um crime com potencial risco à vida ocorreu recentemente ou está em andamento, o cidadão deve acionar o 190, e imediatamente uma guarnição será encaminhada para atender o chamado.

Exemplos de situações que você deve acionar a PM:  situações de furto/roubo, agressão, depredação de patrimônio público, homicídio, violência doméstica, entre outros.

Já o número 181 é um canal para denúncias que colocará você em contato com a Policia Civil (PC). A PC tem o papel de investigar crimes que infratores não foram punidos, para sem autuados de acordo com as leis. O 181 é uma importante ferramenta no combate à criminalidade, pois o cidadão, de forma anônima, pode repassar informações que venham desencadear a desarticulação de crimes.

Exemplos de situações que você deve acionar a PC: possibilidade de tráfico de drogas, porte ilegal de armas, localizar indivíduos procurados pela Justiça, que possuem mandado de prisão em aberto, entre outros.

Vale ressaltar que desde sua criação, em 2003, não houve nenhum caso de divulgação da identidade das pessoas que ligaram no 181, ou seja, o sigilo é absoluto e garantido. Agora já deu pra entender quando deve acionar o 181 ou 190?

Com informações do site Regional.SE

administrator

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by