O Sebrae em Sergipe iniciou o ano de 2024 com ótimos resultados alcançados em 2023. As metas previstas para a instituição foram superadas em sua totalidade.
As metas mobilizadoras, assim chamadas, são metas definidas em planejamento estratégico do Sebrae Nacional depois de um amplo estudo realizado com a participação de instituições empresariais, representantes do governo, centros de desenvolvimento, consultores e gestores de projetos da instituição.
O Sistema Sebrae possui um conjunto de 11 Metas Mobilizadoras Organizacionais que objetivam mobilizar a instituição em torno do atingimento de resultados. O foco é atender da melhor forma possível a classe empresarial sergipana, formada por Microempreendedores Individuais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
No Estado de Sergipe, o planejamento é norteado pelas metas mobilizadoras nacionais e por vocações locais, contando também com o acompanhamento e aprovação das 15 instituições que compõem o Conselho Deliberativo Estadual.
De acordo com a diretora superintendente do Sebrae em Sergipe, Priscila Felizola, a instituição inicia o ano de 2024 com um balanço extremamente positivo, com33.978 pequenos negócios atendidos, uma ampliação de 39% comparando com o ano de 2022.
Todas as Metas Mobilizadoras apresentaram resultados que superaram as expectativas, a exemplo do “Faturamento” dos pequenos negócios, cuja meta era ampliá-lo em 5%, porém isso ocorreu numa proporção muito maior, equivalente a 16%.
Vale a pena também destacar o resultado do indicador “Tempo de Abertura de Empresas”, onde Sergipe aparece como o primeiro no ranking do Brasil, com o menor tempo de abertura, correspondente a 7 horas.
AÇÕES – O Sebrae coloca à disposição dos empresários diversos serviços e produtos com foco na indústria, comércio, serviços e agronegócios.
Durante todo o ano também é oferecido uma extensa programação de cursos, palestras, oficinas, seminários e consultorias, além das ações de acesso a mercados como rodadas de negócio e missões empresariais.
Dois produtos do Sebrae que contribuíram significativamente para o alcance dos excelentes resultados foram o “Sebrae na Sua Empresa”, aonde um agente vai até os pequenos negócios apresentar e oferecer ferramentas que ajudam na melhoria da gestão, e o “ALI Produtividade”, por meio do qual um agente local de inovação leva ferramentas objetivando a redução dos custos e o aumento do faturamento dos pequenos negócios.
Em ambos os casos é realizado um acompanhamento personalizado, sem custo.
“Em 2023 intensificamos a interiorização, ou seja, atuamos nos municípios sergipanos apresentando as inúmeras ferramentas que a instituição possui, que são de vital importância para os empresários e para a melhoria no ambiente de negócios”, explica Priscila Felizola.
Para Priscila Felizola, os excelentes marcos que o Sebrae Sergipe atingiu em 2023 só foram possíveis graças ao trabalho e ao engajamento dos colaboradores da instituição, do Conselho Deliberativo Estadual e das Diretorias Técnica e Administrativa Financeira, que participam e acompanham a concepção e a execução do planejamento. A união de esforços em prol do cumprimento do propósito da instituição: “Transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil”.
Fonte: JL Política