Os desfiles cívicos do munícipio de Estância foram realizados nos dias 7 e 8 de setembro em dois momentos.
No Dia 7 de Setembro o Desfile Cívico foi realizado no Centro da cidade em um percurso que saiu da Avenida Getúlio Vargas até a Praça Barão do Rio Branco.
O desfile teve um atraso de quase duas horas o que deixou a desejar para algumas famílias que chegaram cedo para assistirem. O prefeito Gilson Andrade abriu o desfile.
A Lira Carlos Gomes iniciou o desfile, seguida do Tiro de Guerra 06-013 e do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (2º GBM) além de outras organizações e projetos sociais da Prefeitura Municipal de Estância.
Na segunda parte dos desfiles as escolas da rede de ensino municipal e de outros municípios desfilaram na avenida.
O ato cívico estava lindo, porem na reta final do desfile, mesmo com a barreira de contenção, muitas pessoas que assistiam começaram a passar para dentro do percurso o que ocasionou em um aglomerado de pessoas impossibilitando de crianças e pessoas portadoras de deficiência física assistirem com mais conforto e segurança.
Iluminação Precária
Mesmo com as luzes dos postes acessa e um refletor direcionado apenas para o palco houve reclamação dos espectadores também na reta de chegada quanto à iluminação que para eles estava escuro.
A prefeitura instalou uma gambiarra próxima do palco, mas não foi o suficiente.
Protestos
Após o desfile, manifestantes realizaram um ato democrático questionando ao prefeito Gilson Andrade sobre a venda do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto que foi vendido recentemente.
Desfile Cívico na Cidade Nova
No domingo, 8 foi a vez do Bairro Cidade Nova recebe os desfiles cívicos. Também houve atraso de quase duas horas.
A Avenida Jornalista Augusto Gomes estava bem organizada para os desfiles e a SMTT inclusive autuou alguns veículos que estavam sobre a calçada e um motociclista teve sua moto apreendida quando se aproximava dos agentes fazendo barulho com a descarga alterada.
Os desfiles saíram da Rua Zeca do Forte, percorrendo toda a Avenida Jornalista Augusto Gomes até o palco principal na Praça Padre Lourenço.
Desfilaram a Lira Carlos Gomes, o Tiro de Guerra, os Bravadores e as Escolas, Júlio César Leite, João Nascimento Filho, Dom José Bezerra Coutinho, Tiradentes, Núbia Nascimento, Laura Costa, Dorijan Santos.
No bairro Cidade Nova não houve manifestação.