sergipereporter.com.br

Prefeitura esclarece: Analfabetismo não atinge crianças de Gararu

Prefeitura esclarece: Analfabetismo não atinge crianças de Gararu

Uma nota veiculada erroneamente na imprensa sergipana tenta atribuir à gestão municipal de Gararu, representada pela prefeita Zete de Janjão (PSD), a culpa pela taxa de analfabetismo registrada no município e observada em índices que vieram a público recentemente.

Acontece que os números divulgados não esclarecem que a taxa de analfabetismo do município é fruto da falta de incrementos às políticas educacionais de inclusão dos jovens e adultos à escola e da permanência na sala de aula nas últimas décadas. Ou seja: São questões que fogem do limite da atual administração, que recém completou três anos no início de 2024.

Quando o assunto é a alfabetização de crianças, Gararu vem apresentando uma evolução satisfatória, segundo dados das próprias avaliações de Fluência e do Saese, considerados os principais indicativos educacionais do país.

No ano de 2023, Gararu foi o 2º município do estado a apresentar variação no índice de fluência, atingindo 109,2%. Essa estatística mede o nível de habilidade dos alunos em compreender e interpretar textos, refletindo diretamente na qualidade do ensino oferecido em uma região.

Os últimos três anos têm sido de constantes transformações em Gararu e a educação é uma das áreas mais afetadas e que mais recebeu investimentos a fim de sanar problemas, principalmente, de infraestrutura. Nesse período, passaram pelo processo de reforma e ampliação as unidades de ensino Dr. Oliveira Ribeiro (Lagoa Rasa); Maria da Conceição (Várzea Nova); Elysio Araújo (Palestina) e Maria Saovelina (São Mateus). Já a Escola Municipal Miguel Resende, do Povoado Lagoa do Porco, está em ritmo acelerado e deve ser entregue ainda no primeiro semestre deste ano.

Nestes locais também foram acrescentados a climatização das salas de aula, a readequação das cozinhas e banheiros, a implantação de internet fibra óptica em todas as escolas e a efetivação do Diário Eletrônico.

Ao tempo em que destinava esforços para a reestruturação da infraestrutura da Rede Municipal de Ensino, a prefeitura deu início ao fortalecimento da merenda escolar dos estudantes e ao planejamento de novas metas para o sucesso do ensino público em Gararu.

ASCOM I PREFEITURA DE GARARU

Related Articles