Vereador Flavio Brasil oferta curso de guarda-vidas e guardião de piscina para moradores da região litorânea de Estância

Vereador Flavio Brasil oferta curso de guarda-vidas e guardião de piscina para moradores da região litorânea de Estância

O Vereador Flávio Brasil de Estância ofertou para mais de 20 moradores região litorânea o curso de guardião de piscina para atuação em lagos, lagoas e praias já que o município é carente nesta área de prevenção e acidentes aquáticos.

A temporada de verão já está chegando e com ela as grandes festas e o aumento de turistas na região como Lagoa dos Tambaquis, Praia do Abais e Saco, pontos importantes de grande atrativo turístico que ainda ignoram a presença desses profissionais.

As aulas teóricas do Curso de Guardião de piscina estão sendo ministradas pelo instrutor Elielson e equipe na região das praias de Estância.

O curso é ofertado pelo vereador Flávio Brasil após os próprios moradores fazerem diversas cobranças sobre a ausência dos profissionais na região como a não contratação em importantes estabelecimentos, bares e restaurantes que inclusive já tiveram acidentes aquáticos com morte.

A importância dos profissionais de atuarem na região.

Profissionais habilitados que estarão aptos a realizarem suas funções em locais de grande circulação de pessoas principalmente em áreas de banhos quais parte de turistas ficam muito vulneráveis a prestação imediata de primeiros socorros.

O litoral estanciano é muito frequentado e que infelizmente os investimentos na área de prevenção e na economia local além do turismo ainda se arrastão por anos.

“O banhista seja na lagoa dos tambaquis ou em nossas praias ele se sente seguro em perceber que há presença constante desses profissionais observando a faixa de areia e banho e prevenir é cuidar do nosso povo e aqueles que visita nosso rico litoral – Fiz questão de atender os jovens moradores de nosso litoral, ouvir atentamente o que estava se passando na região e não medir esforços algum para ofertar este importante curso de preservar e salvar vidas”. Disse o parlamentar Flavio.

“É dessa forma que retribuo a confiança depositada no nome FLÁVIO BRASIL! O gás sempre se renova ao ver no rosto a felicidade do meu povo. Meu objetivo é poder proporcionar qualidade de vida e poder ao mesmo tempo dar o que todo cidadão espera: oportunidade de emprego”. Completou.

Cantor Tarcísio Doce Sedução elogia o trabalho do parlamentar sobre o curso ofertado.

“Parabéns aos dedicados guarda-vidas que participam do curso! A iniciativa do vereador Flávio Brasil em formar esses guerreiros é digna de reconhecimento, contribuindo com segurança do nosso litoral através dessa profissão vital”. Disse o cantor.

O parlamentar também fez questão de uniformizar a turma com novos uniformes e assim ter um ambiente de curso bem organizado.

Para Leonardo o curso vai valorizar ainda mais o litoral como dar oportunidade emprego aos jovens.

“Este curso está sendo de grande importância para a minha vida e um sonho para nós jovens aqui do litoral estanciano – somos muito grato primeiramente a Deus e ao amigo e vereador Flávio Brasil por nos dar essa oportunidade de estudar, treinar e realizar o que a gente gosta de fazer que é preservar e salvar vidas além de proporcionar aos nossos turistas um meçhor conforto e segurança”. Comentou Leonardo que também é bombeiro civil.

O curso ainda está em andamento e logo os profissionais estarão habilitados a exercerem sua profissão no município.

Os novos guarda-vidas civis foram treinados em diversas valências essenciais para desempenhar a missão vital de salvar vidas. O curso enfatiza o condicionamento físico, a capacidade técnica, o preparo psicológico e a atuação proativa e preventiva em ocorrências de afogamento.

Esses profissionais desempenharão suas funções em diferentes pontos de nosso município, garantindo a segurança da população estanciana.

ACIDENTES POR AFOGAMENTOS

O mais recente levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que acidentes envolvendo afogamentos são considerados uma das maiores causas de mortalidade envolvendo, sobretudo, vítimas com idade entre 1 (um), e 24 anos de vida. A maioria de casos ocorre durante atividades do cotidiano a exemplo de banhos de piscina, rio e mar, bem como coleta de água e lavagem de roupa.

No Brasil, a estimativa do Ministério da Saúde é que mais de seis mil vidas são perdidas todos os anos em decorrência de afogamentos.

Dados em Sergipe

Em média são 20 óbitos por afogamentos anualmente, em 2022, foram registrados 25 óbitos por afogamentos.

Lei Estadual

No ano passado foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a LEI Nº 4.699, a qual dispõe sobre a obrigatoriedade de ‘Guardião de Piscinas’, em áreas de lazer localizadas em clubes e estabelecimentos escolares públicos e privados.

Locais de treinamentos

Lagoa dos Tambaquis, Paraíso dos Tambaquis, Porto da Nangola, Rio Piauitinga, Praia do Saco, Piratas VIP, Praia do Abais e Orla do Abais.

Por: WASHINGTON REIS – SERGIPE REPÓRTER I Foto: B79

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *